Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Citar: Fracalossi , Igor . "Clássicos da Arquitetura: Frederick C. Robie House / Frank Lloyd Wright" 30 Jan 2013. ArchDaily. Accessed 31 Jan 2013. <http://www.archdaily.com.br/94257>
Perfil pouco conhecido do suíço Le Corbusier é tema de exposição
A pouco conhecida obra de Le Corbusier como desenhista e artista plástico é um dos temas de uma exposição em cartaz desde 19 de janeiro no Moderna Museet, o Museu de Arte Moderna de Estocolmo.
Denominada "Moment – Le Corbusier’s Secret Laboratory", a mostra reúne esculturas, pinturas e desenhos, entre outros objetos que mostram o olhar do arquiteto suíço sobre a poética das formas, suas técnicas de criação e seu tempo.
A exposição está organizada em quatro seções: desenhos e projetos de casas (1920), redescobrimento do valor vernacular (1930), síntese das artes (1945), e reminiscências dos últimos trabalhos e estudos.
"Seguimos interessados por Le Corbusier porque ele é uma figura sedutora na história da arquitetura, por sua capacidade de invenção e por sua reivindicação pela liberdade. Mas também porque o corbusianismo é uma linguagem mal-imitada, com a qual seguimos convivendo", esclarece Jean-Louis Cohen, curador da mostra.
Em cartaz até 18 de abril, a exposição apresenta ainda o plano urbanístico de Corbusier para Estocolmo (1933), além de 200 obras como maquetes, perspectivas, retratos, móveis, e, claro, seus desenhos, pinturas e esculturas.
Com papel e cola, arquiteta reproduz paisagens urbanas consagradas
De Miami ao Taj Mahal, passando por Nova York, Florença ou Veneza – não há limites para a habilidade da artista Christina Lihan em criar, somente com papel branco e cola, versões tridimensionais de famosas paisagens urbanas.
Arquiteta por formação, a norte-americana explora a versatilidade desses simples materiais ao produzir, com detalhes ultrarrealistas, as pontes, marcos e edifícios que definem essas icônicas cidades.
A técnica de Christina começa com um esboço, a lápis, sobre o papel. A partir daí, ela recorta o molde e o utiliza em diferentes sobreposições que resultam na extensão desejada.
A partir daí, reúne os elementos, trabalha sobre eles com um estilete, e conclui as obras, que chegam a ter 15 centímetros de profundidade e até dois metros de largura ou altura.
A Menil Collection de Houston, projetada pelo arquiteto Renzo Piano, foi selecionada para o Prêmio dos 25 anos da AIA, 2013. Reconhecendo o desenho arquitetônico de importância no tempo, o Prêmio dos 25 Anos é dado ao edifício que tem resistido à prova dos 25 a 35 anos, materializando-se como uma excelência arquitetônica. Os projetos devem demonstrar excelência em sua função, na execução de seu programa original e nos aspectos criativos sob padrões de hoje. O prêmio será apresentado em junho deste ano na Convenção Nacional da AIA em Denver.
Mais sobre a Menil Collection a seguir.
Citar: Helm , Joanna . "Menil Collection de Renzo Piano selecionada para receber o prêmio de 25 anos da AIA" 29 Jan 2013. ArchDaily. Accessed 30 Jan 2013. <http://www.archdaily.com.br/94170>