quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Bienal de Arquitetura de Veneza 2012 - ARCOWEB

Bienal de Arquitetura de Veneza 2012

Com curadoria de David Chipperfield, "Terreno Comum" foi o tema da megaexposição


A maquete de Kazuyo Sejima e equipe é parte da ação dos arquitetos japoneses pós-tsunami de 2011
A maquete de Kazuyo Sejima e equipe é parte de ação dos arquitetos japoneses pós-tsunami de 2011
Arquitetura em desaceleração
A bandeira de código de barras colorido, com pequena saturação, apresenta os Estados Unidos nesta 13ª Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza. Cada cor sinaliza um atributo da arquitetura responsável ambiental, social e culturalmente, que o país pretende incentivar no contexto da crise do século 21. Este é o tom dominante em Veneza, uma possível interpretação do tema Terreno Comum, lançado pelo curador da bienal, o inglês David Chipperfield.
O que está em xeque é a produção do edifício isolado, agente do desenvolvimento imobiliário. Valoriza-se, em oposição, a busca por novas frentes de trabalho sintonizadas com as restrições do mundo em crise, em muito derivadas do compartilhamento de saberes dos arquitetos com seus pares, com outros profissionais e com a sociedade em geral.
Tal compreensão rendeu ao Japão e ao coletivo Urban-Think Tank, respectivamente, Leão de Ouro pela melhor representação nacional e melhor mostra da bienal. Álvaro Siza Vieira é o grande homenageado do evento, agraciado com o prêmio máximo pelo conjunto da obra.
Centro comunitário de Rikuzentakata, projeto conjunto de Toyo Ito, Sou Fujimoto, Akihisa Hirata e Kumiko Inui, em construção no Japão
Centro comunitário de Rikuzentakata, projeto conjunto de Toyo Ito, Sou Fujimoto, Akihisa Hirata e Kumiko Inui, em construção no Japão - Foto: Evelise Grunow
Jovens profissionais e coletivos de arquitetura de Atenas têm proposto projetos pontuais, de requalificação do centro degradado da cidade
Jovens profissionais e coletivos de arquitetura de Atenas têm proposto projetos pontuais, de requalificação do centro degradado da cidade - Foto: Evelise Grunow
“Siza foi o meu herói”, respondeu Chipperfield ao questionamento de Hans Ulrich Obrist (leia entrevista nesta edição de PROJETO DESIGN) em Veneza, referindo‑se à integridade criativa do arquiteto português. “Sua artesania e julgamentos sobre o significado da vida permanecem jovens e reflexivos”, arrematou o britânico.
Os holofotes da bienal estão apontados, até 25 de novembro, para a inteligência da arquitetura de contestação do grande circuito internacional de prestígio e poder da profissão.
Contextualizado no cenário de crises - ambiental, financeira, urbana e social -, o que está em voga no evento é o tema da criação colaborativa, em que ações conjuntas e por vezes multidisciplinares são empreendidas por arquitetos em contato com os usuários reais dos seus projetos.
É parte, assim, do voluntarismo do primeiro escalão da arquitetura mundial o manifesto assinado por Toyo Ito, Kengo Kuma, Kazuyo Sejima, Riken Yamamoto e Hiroshi Naito em maio de 2011, em prol da humanização dos assentamentos e moradias temporárias onde residem os cerca de 100 mil desabrigados pelo terremoto/ tsunami que atingiu o Nordeste do Japão em março de 2011.
Os arquitetos japoneses se imbricaram nos locais destruídos e se reuniram com a população local, o que, afinal, desembocou na criação de uma rede de centros de convivência denominados Home-for-All. Ito, um dos mentores do programa e autor do projeto da midiateca de Sendai (inaugurada em 2001 e também atingida pelo terremoto), começou a girar a engrenagem colaborativa através do primeiro centro, inaugurado em outubro de 2011 naquela cidade.
Luis Fernández-Galiano convidou estudantes de arquitetura para expor construções da última década, escassas desde o advento da crise
Luis Fernández-Galiano convidou estudantes de arquitetura para expor construções da última década, escassas desde o advento da crise - Fotos: Francesco Galli/Bienal de Veneza
As contramarchas do projeto da Filarmônica de Hamburgo são o tema da mostra de Herzog & De Meuron
As contramarchas do projeto da Filarmônica de Hamburgo são o tema da mostra de Herzog & De Meuron
Já para outubro de 2012 está previsto o fim da construção de outro centro de convívio, em Rikuzentakata, cuja concepção, liderada a oito mãos por Ito, Sou Fujimoto, Akihisa Hirata e Kumiko Inui, recebeu Leão de Ouro pela melhor participação nacional na bienal.
Também em decorrência de um terremoto/ tsunami que atingiu o Chile um ano antes da tragédia japonesa, o Plano de Reconstrução Sustentável de Constitución, povoado de 50 mil habitantes na costa do Pacífico, está na pauta de Veneza, quase um ano após receber a medalha de prata do Prêmio Holcim 2011 para Construção Sustentável na América Latina.
O Elemental, de Alejandro Aravena, liderou o ágil processo de planejamento - apenas 90 dias, de abril a junho de 2011 -, que contou com uma chamada pública de trabalhos por meio da internet.
Plano de Reconstrução Sustentável de Constitución, no Chile, liderado pelo escritório Elemental
Plano de Reconstrução Sustentável de Constitución, no Chile, liderado pelo escritório Elemental - Imagens: Fundação Holcim
 
Exposição sobre a ocupação de edifício abandonado no centro de Caracas
Exposição sobre a ocupação de edifício abandonado no centro de Caracas
O projeto, em implantação desde janeiro de 2012, é estratégico ao prever um plano de evacuação e desenhar uma área inundável ao longo do povoado, capaz de filtrar o impacto das águas como as que atingiram o local em 2011.
A ele estão associadas edificações que recriam a cidade de antes da catástrofe, como campo de futebol, biblioteca, centro cultural e cívico, desenhadas por uma rede de arquitetos.
Esse tipo de ação emergencial e cooperativa tem sido tema, nos últimos cinco anos, do Prêmio Curry Stone Design, criado nos Estados Unidos por Clifford Curry e Delight Stone, ele arquiteto e ela arqueóloga.
Torre David, do Urban-Think Tank e Justin McGuirk
Torre David, do Urban-Think Tank e Justin McGuirk
Foto: Iwan Baan
As contramarchas do projeto da Filarmônica de Hamburgo são o tema da mostra de Herzog & De Meuron
As contramarchas do projeto da Filarmônica de Hamburgo são o tema da mostra de Herzog & De Meuron
Projeto de Hsieh Ying-Chun, em Taiwan. O arquiteto venceu o Prêmio Curry Stone em 2011
Projeto de Hsieh Ying-Chun, em Taiwan. O arquiteto venceu o Prêmio Curry Stone em 2011 - Foto: Curry Stone
Apresentado em Veneza pela revista italiana Domus, o prêmio de 2012 terá vencedor divulgado apenas em meados de novembro, mas, para se ter ideia da natureza do certame - que tem como conselheiro Cameron Sinclair, o fundador do Architecture for Humanity -, em 2011 recebeu 100 mil dólares pelo primeiro lugar o arquiteto Hsieh Ying- Chun, de Taiwan, que há mais de uma década presta assistência profissional a assentamentos asiáticos devastados por catástrofes naturais na Ásia.
Ying‑Chun assessora os moradores locais na reconstrução de seus lares e comunidade, comprometido com o conforto ambiental e a relação amigável com a natureza.
No rastro de outro tipo de crise, a financeira, uma das cidades mais afetadas pela atual derrocada econômica mundial, Atenas, tem vivenciado a degradação física do território associada a conflitos no espaço público e à abrupta queda do nível de vida da população.
Em Veneza, estão em cartaz trabalhos de extrema vitalidade, imbricados em demandas e potencialidades específicas de trechos pontuais da capital grega, liderados por ativistas, grupos multidisciplinares e jovens arquitetos que buscam formas alternativas de atuação em resposta à escassez da demanda arquitetônica tradicional enfrentada atualmente.
Dentre elas, espera-se para breve a construção de uma praça pública no centro de Atenas, concebida pelos arquitetos da Area Architecture Research Athens para a área residual de interseção de dois grandes condomínios residenciais.
Traçado do projeto Olmos Hidráulico, de ampliação da área agrícola do Peru. Um túnel de 20 quilômetros acaba de atravessar os Andes, e um grupo de arquitetos está pensando a cidade resultante
Traçado do projeto Olmos Hidráulico, de ampliação da área agrícola do Peru. Um túnel de 20 quilômetros acaba de atravessar os Andes, e um grupo de arquitetos está pensando a cidade resultante - Imagem: Olmos Hidraulico
A mostra do OMA, Public Works: Architecture by Civil Servants, assinala o fim da era dos grandes projetos públicos de arquitetura
A mostra do OMA, Public Works: Architecture by Civil Servants, assinala o fim da era dos grandes projetos públicos de arquitetura - Foto: GLC Archives
Desativado em 2008, o Aeroporto Tempelhof, em Berlim, é tema de diversos projetos de reocupação
Desativado em 2008, o Aeroporto Tempelhof, em Berlim, é tema de diversos projetos de reocupação
De natureza similar são os trabalhos apresentados na mostra norte-americana Spontaneous Interventions: Design Actions for the Common Good, organizada pelo Instituto para o Design Urbano com a curadoria de Cathy Lang Ho.
Os 124 projetos comunitários reunidos na exposição são exemplos de intervenções locais empreendidas por arquitetos, artistas e moradores a favor da qualificação dos seus territórios de convívio, que, extrapolando a comparação, têm humor parecido com o parque suspenso de Diller Scofidio + Renfro em Nova York, o High Line.
Há ainda em Veneza trabalhos nos quais os arquitetos atuam como observadores da cidade real, potencializando processos espontâneos de ocupação de áreas ou edificações abandonadas.
Mostra Paisagens de Migração, do Canadá, em que se discutem os fluxos de pessoas num território onde prevalece a população estrangeira
Mostra Paisagens de Migração, do Canadá, em que se discutem os fluxos de pessoas num território onde prevalece a população estrangeira - Foto: Evelise Grunow
A exposição israelente discorre sobre o processo acelerado de transformação - capitalista - do território desde a década de 1970, por influência dos EUA
A exposição israelense discorre sobre o processo acelerado de transformação - capitalista - do território desde a década de 1970, por influência dos EUA - Foto: Florian Holzherr
É o caso do convívio de um ano e meio do coletivo Urban-Think Tank e de Justin McGuirk com o cotidiano da Torre David, um edifício inacabado do centro de Caracas, na Venezuela, exemplo de comunidade informal vertical.
Espécie de São Vito venezuelano, a torre foi sendo ativada pela população local através da implantação de um polo de restaurantes populares, cuja ambiência os arquitetos remontaram na bienal.
No extremo oposto, o da grande obra de engenharia, há o vislumbre de outros territórios (geográficos) a serem abertos à atuação do arquiteto. Como o estudo desenvolvido em conjunto por 20 equipes de arquitetura para uma nova cidade agrícola no Norte do Peru - país estreante na bienal -, derivada do projeto Olmos Hidráulico.
A exposição israelente discorre sobre o processo acelerado de transformação - capitalista - do território desde a década de 1970, por influência dos EUA
Foto: Florian Holzherr
O argumento da mostra Museu da Cópia, concebida pelo escritório FAT, é o da validade da cópia de modelos arquitetônicos
O argumento da mostra Museu da Cópia, concebida pelo escritório FAT, é o da validade da cópia de modelos arquitetônicos
Foto: Francesco Galli/Bienal de Veneza
Trata-se de um túnel de 20 quilômetros de extensão (construído pela Odebrecht) que, atravessando os Andes, vai irrigar com águas amazônicas terras peruanas originalmente desérticas, de modo a ampliar a fronteira produtiva do país.
Os desafios ambientais, sociais, políticos e urbanos da União Europeia pontuam também as mostras em cartaz em Veneza, e o presidente da Fundação Bienal, Paolo Baratta, já anunciou para a próxima edição a criação de um pavilhão conjunto para os países do bloco. Este deverá ser um dos temas do evento de 2014.

Texto de Evelise Grunow
Publicada originalmente em PROJETODESIGN
Edição 392 Outubro de 2012
Foto: Interboro
Imagem: OMA
Imagem: OMA
Imagem: OMA
Imagem: OMA
Spontaneous Interventions
Acima e abaixo, parte dos projetos selecionados para a mostra dos Estados Unidos, intitulada Spontaneous Interventions - Foto: Laura Olsson/Brolab
Spontaneous Interventions
Foto: The Uni Project
Spontaneous Interventions
Foto: Popularise
Spontaneous Interventions
Foto: Macro Sea
Spontaneous Interventions
Imagem: H.S. Collaborative
Spontaneous Interventions
Foto: Red Swing Project
Spontaneous Interventions
Imagem: Center for Urban Pedagogy
Spontaneous Interventions
Foto: Public ad Campaign
Spontaneous Interventions
Imagem: Nicholas de Monchaux
Spontaneous Interventions
Foto: Rebuild Foundation
Spontaneous Interventions
Fotos: Ken Mori

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