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Clássicos
Clássicos da Arquitetura: Yale Center for British Art / Louis Kahn
Uma mudança de materiais e de escala marca a transição entre o exterior e interior. Da opacidade metálica exterior à luminosidade e naturalidade da madeira interior. Uma cobertura de acesso e um alto pátio interior fazem a transição. A estrutura de concreto armado aparente, visível por todo o edifício, é o elemento que lhe dá unidade e carácter.
Deste amplo espaço livre, o visitante é conduzido a um espaço mais fechado que dá acesso às galerias. A escada central do edifício se encerra numa torre cilíndrica, disposta como uma escultura nesse novo espaço.
O sistemas estrutural baseia-se numa malha de 1,85 metros quadrados, produzindo uma série de pequenas galerias, retangulares e quadradas, interligadas e com vista ao pátio central.
A iluminação zenital é manipulada para fins projetuais. É ela quem possibilita a criação do mecanismo e desenho característico do edifício: suas claraboias. Elas se adequam à mesma modulação estrutural demarcada pelas vigas, de seção trapezoidal invertida. O fechamento de vidro se divide em quatros módulos iguais. Dois cabos de aço finalizam o singular e simples desenho: dividem sutilmente ao meio dois quadrados em linha, e dois em coluna. Ou seja, os cabos de aço produzem um quadrado dividido em quatro, dois divididos ao meio, e um sem divisão. O produto não é nada mais que subdivisões do quadrado através de materiais e funções diferentes.
O pátio central que abriga o cilindro da escada é onde isso fica evidente. Aqui o perímetro comporta quatro claraboias, cujas vigas formam uma grande cruz de concreto, que logo se subdividem em outros quatro quadrados de vidro, que finalmente são subdivididos pelos cabos de aço.
Deste amplo espaço livre, o visitante é conduzido a um espaço mais fechado que dá acesso às galerias. A escada central do edifício se encerra numa torre cilíndrica, disposta como uma escultura nesse novo espaço.
O sistemas estrutural baseia-se numa malha de 1,85 metros quadrados, produzindo uma série de pequenas galerias, retangulares e quadradas, interligadas e com vista ao pátio central.
A iluminação zenital é manipulada para fins projetuais. É ela quem possibilita a criação do mecanismo e desenho característico do edifício: suas claraboias. Elas se adequam à mesma modulação estrutural demarcada pelas vigas, de seção trapezoidal invertida. O fechamento de vidro se divide em quatros módulos iguais. Dois cabos de aço finalizam o singular e simples desenho: dividem sutilmente ao meio dois quadrados em linha, e dois em coluna. Ou seja, os cabos de aço produzem um quadrado dividido em quatro, dois divididos ao meio, e um sem divisão. O produto não é nada mais que subdivisões do quadrado através de materiais e funções diferentes.
O pátio central que abriga o cilindro da escada é onde isso fica evidente. Aqui o perímetro comporta quatro claraboias, cujas vigas formam uma grande cruz de concreto, que logo se subdividem em outros quatro quadrados de vidro, que finalmente são subdivididos pelos cabos de aço.
Localização aproximada
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
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