sábado, 25 de maio de 2013

Clássicos da Arquitetura: Wainwright Building / Louis Sullivan | ArchDaily Brasil


Clássicos da Arquitetura: Wainwright Building / Louis Sullivan

Uma simples forma geométrica e estrutural, uma ornamentação orgânica. Uma justaposição de influências. Uma tectônica objetiva, uma orgânica subjetiva. O padrão e ritmo homogêneo criados pelas aberturas retangulares se somam aos ornamentos presentes no edifício. O fato é este: o edifício seria outro sem seus ornamentos. Sua ordem ortogonal é apenas uma base de projeto, na qual variam as predominâncias de seus elementos.
Cortesia da Universidade de Missouri
O edifício se divide visual e programaticamente em três partes, três faixas horizontais. Nas base, de dois pavimentos, predomina a malha ortogonal. Tanto as linhas verticais quanto as horizontais predominam através das esquadrias recuadas em relação ao nível da fachada.
Cortesia da Universidade de Missouri
No corpo do edifício, de sete pavimentos, o predomínio é das verticais. As linhas horizontais, representadas pelas vigas, estão recuadas em relação às verticais. É nessas superfícies de vigas, entre uma esquadria e a seguinte, onde estão os ornamentos em altos relevos. As pequenas sombras geradas por eles e o tom escuro dos vidros criam uma faixa vertical escura que destaca a verticalidade das colunas, coroadas por ornamentos à modo de fuste.
Cortesia da Universidade de Missouri
O coroamento do edifício é formado por duas faixas horizontais: uma mais espessa, quase ao mesmo nível do corpo do edifício, e ornamentado por motivos florais em alto relevo; e uma superior que se projeta como um beiral de laje plana, ornamentada por motivos circulares, análogos mas não idênticos aos anteriores.
Cortesia da Universidade de Missouri
A diferenciação de usos dos pavimentos, evidenciada na aparência exterior: no nível da rua e no primeiro pavimento, lojas e escritórios públicos de fácil acesso, respectivamente; nos andares superiores, escritórios e áreas de maquinaria.
Cortesia da Universidade de Missouri
O sistema de construção é baseado numa estrutura de aço com fechamento em alvenaria. Na base, o revestimento é feito por placas de arenito marrom, e nos pavimentos superiores, colunas de tijolos.
Cortesia da Universidade de Missouri
“O arranha-céu deve ser alto, cada centímetro de sua altura. A força e o poder da altitude devem estar nele, a glória e orgulho da exaltação devem estar nele. Deve ser orgulhoso e ascendente em cada centímetro, elevando-se em pura exaltação, que da base ao topo é uma unidade sem uma única linha discordante.” —Louis Sullivan

Ficha técnica:

  • Arquitetos: Louis Sullivan e Dankmar Adler
  • Ano: 1891
  • Endereço: Saint Louis, Missouri, Estados Unidos St Louis Estados Unidos
  • Tipo de projeto: Empresarial
  • Status: Construído
  • Materialidade: Pedra e Vidro
  • Estrutura: Metal
  • Localização: Saint Louis, Missouri, Estados Unidos, St Louis, Estados Unidos

Localização aproximada

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Citar: Fracalossi , Igor . "Clássicos da Arquitetura: Wainwright Building / Louis Sullivan" 22 May 2013. ArchDaily. Accessed 25 May 2013. <http://www.archdaily.com.br/115431>

Nenhum comentário:

Postar um comentário