ArchDaily Brasil
Clássicos
Clássicos da Arquitetura: Bagsværd Church / Jørn Utzon
O que se vê não é o que é, ou o exterior é o exterior enquanto o interior é interior, ou a pele não reflete a forma dos órgãos. Esses são alguns problemas correntes da Arquitetura que esta obra procurou superar. O exterior ortogonal e ‘industrializado’ entra em forte debate com o interior curvo e ‘artesanal’. O primeiro dialoga com o meio urbano; o segundo, com a igreja, seus fiéis, seus usos e funções.

© Flickr Peter Guthrie A materialidade do concreto marca o edifício. No exterior, o revestimento em painéis pré-fabricados de concreto, combina-se com os azulejos brancos e levemente reflexivos, dispostos seguindo a posição das curvas do teto interno.

© Flickr seier + seier No interior, o concreto produz as curvas do teto, moldado in loco e pintado de branco. A palheta de cores não foge do branco: o piso de azulejos, as paredes e o painel de triângulos atrás do altar fazem coro à cobertura de concreto.

© Flickr alanbenzie A ampla cobertura curva tem seu ponto mais baixo acima do espaço de congregação, e o mais alto acima do altar. As curvas da cobertura controlam a luz e atuam como marco visual na pequena igreja.

© Flickr seier + seier A materialidade do concreto branco é complementada pela madeira clara utilizada no mobiliário. A madeira pálida também aparece na peça vazada que separa o santuário do resto do edifício, e nos portões de entrada.

© Flickr seier + seier A luz também é filtrada por coberturas de vidro que percorrem corredores e entradas.

Foto por seier + seier – http://www.flickr.com/photos/seier/ O exterior ortogonal e fechado contrasta com as formas do interior iluminado. A relação visual entre ambos não é direta. E por que deveria ser?

© Flickr seier + seier




















Localização aproximada
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário