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Clássicos
Clássicos da Arquitetura: Bagsværd Church / Jørn Utzon
O que se vê não é o que é, ou o exterior é o exterior enquanto o interior é interior, ou a pele não reflete a forma dos órgãos. Esses são alguns problemas correntes da Arquitetura que esta obra procurou superar. O exterior ortogonal e ‘industrializado’ entra em forte debate com o interior curvo e ‘artesanal’. O primeiro dialoga com o meio urbano; o segundo, com a igreja, seus fiéis, seus usos e funções.
A materialidade do concreto marca o edifício. No exterior, o revestimento em painéis pré-fabricados de concreto, combina-se com os azulejos brancos e levemente reflexivos, dispostos seguindo a posição das curvas do teto interno.
No interior, o concreto produz as curvas do teto, moldado in loco e pintado de branco. A palheta de cores não foge do branco: o piso de azulejos, as paredes e o painel de triângulos atrás do altar fazem coro à cobertura de concreto.
A ampla cobertura curva tem seu ponto mais baixo acima do espaço de congregação, e o mais alto acima do altar. As curvas da cobertura controlam a luz e atuam como marco visual na pequena igreja.
A materialidade do concreto branco é complementada pela madeira clara utilizada no mobiliário. A madeira pálida também aparece na peça vazada que separa o santuário do resto do edifício, e nos portões de entrada.
A luz também é filtrada por coberturas de vidro que percorrem corredores e entradas.
O exterior ortogonal e fechado contrasta com as formas do interior iluminado. A relação visual entre ambos não é direta. E por que deveria ser?
A materialidade do concreto marca o edifício. No exterior, o revestimento em painéis pré-fabricados de concreto, combina-se com os azulejos brancos e levemente reflexivos, dispostos seguindo a posição das curvas do teto interno.
No interior, o concreto produz as curvas do teto, moldado in loco e pintado de branco. A palheta de cores não foge do branco: o piso de azulejos, as paredes e o painel de triângulos atrás do altar fazem coro à cobertura de concreto.
A ampla cobertura curva tem seu ponto mais baixo acima do espaço de congregação, e o mais alto acima do altar. As curvas da cobertura controlam a luz e atuam como marco visual na pequena igreja.
A materialidade do concreto branco é complementada pela madeira clara utilizada no mobiliário. A madeira pálida também aparece na peça vazada que separa o santuário do resto do edifício, e nos portões de entrada.
A luz também é filtrada por coberturas de vidro que percorrem corredores e entradas.
O exterior ortogonal e fechado contrasta com as formas do interior iluminado. A relação visual entre ambos não é direta. E por que deveria ser?
Localização aproximada
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