segunda-feira, 1 de abril de 2013

Restauro do Domo “Fly’s Eye” de Buckminster Fuller | ArchDaily Brasil


Restauro do Domo “Fly’s Eye” de Buckminster Fuller

O conhecido historiador e preservacionista de arquitetura Robert Rubin adquiriu o maior dos domos “Fly’s Eye” de Buckminster Fuller e planeja reabri-lo ao público neste verão pela primeira vez nos últimos 30 anos.

Um dos últimos projetos visionários de Fuller, o domo “Fly’s Eye” foi projetado para ser uma habitação autônoma. Em seu livro Critical PathFuller descreve o projeto como o ápice de “tudo o que eu aprendi não apenas durante [os] cinquenta anos de desenvolvimento, mas em todos os meus trinta e dois anos mais jovens.” Com cerca de 15 metros de altura, a estrutura recebe seu nome por causa das aberturas cilíndricas que pontuam o domo e lhe dão rigidez.
Cortesia do Festival de Arte de Toulouse
Rubin é, aparentemente, o candidato perfeito para adquirir o domo de Buckminster; ele tem paixão por trabalhos inquietantes, assim como um impressionante histórico quando se trata de estudar, restaurar e compartilhar conhecimentos sobre a arquitetura moderna. Atualmente Rubin está escrevendo um livro sobre sua própria casa, uma modernista Maison De Verre. Também há em sua coleção uma das Maison Tropicales pré-fabricadas de Jean Prouvé.
Sua nova aquisição é um dos apenas três domos projetados por Fuller. Os outros dois também se encontram em boas mãos; a versão de aproximadamente 3,6 metros pertence a ninguém menos que Norman Foster, enquanto que o empresario do ramo imobiliário Craig Robbins possui uma réplica de cerca de 7,3 metros. Quanto ao seu domo, Rubin pretende restaurá-lo e colocá-lo em exibição no Festival de Arte Contemporânea de Toulouse, na França, entre 24 de maio e 23 de junho deste ano.
Cortesia de Explorations Architecture
Já iniciado na Califórnia, o restauro do domo está sob responsabilidade de Daniel Reiser, da DR Design, e John Warren – ambos já trabalharam no domo original, assim como no restauro da versão de Craigs Robins. Uma vez completo, o domo será colocado na Orla de Toulouse, criando um contraste com os edifícios históricos. De acordo com Rubin: “A ideia é tornar o domo um evento pedagógico, envolver os estudantes de arquitetura de Toulouse… É importante ver esta obra se deslocando de um lugar a outro.
Via The Architect’s Newspaper 
Citar: Britto , Fernanda . "Restauro do Domo “Fly’s Eye” de Buckminster Fuller" 31 Mar 2013. ArchDaily. Accessed 01 Apr 2013. <http://www.archdaily.com.br/106254>

Nenhum comentário:

Postar um comentário