ArchDaily Brasil
Clássicos
Clássicos da Arquitetura: Olivetti Showroom / Carlos Scarpa
O revestimento em pedra, presença forte no interior, também aparece na fachada, em grandes placas, misturando-se à materialidade de um dos becos tradicionais de Veneza. A escultura “Nudo al Sole”, de Alberto Viani, ganha destaque ao lado da entrada, sobre uma laje de mármore escuro, com água correndo sob a pedra.
No interior do pavimento térreo, o piso de cerâmica dá cor e cria um padrão contrastante com a materialidade da pedra. Na entrada principal, um mosaico vermelho; ao fundo, amarelo; e no centro, branco. O teto recebe um forro de madeira.
Ao fundo a escada de mármore é enquadrada pelo jogo, marcando o espaço na perspectiva vista no hall de entrada. Peças individuais de mármore, apoiadas por pequenas hastes metálicas, parecem soltas uma da outra, dando leveza a uma escada de materialidade tão pesada.
A escada leva ao segundo andar do edifício, onde a madeira, que antes aparecia somente no forro, ganha mais presença. Piso, faixas de revestimento nas paredes e painéis vazados nas aberturas, tudo em madeira, combinam-se à pedra que reveste as paredes e, agora, o teto.
No interior do pavimento térreo, o piso de cerâmica dá cor e cria um padrão contrastante com a materialidade da pedra. Na entrada principal, um mosaico vermelho; ao fundo, amarelo; e no centro, branco. O teto recebe um forro de madeira.
Ao fundo a escada de mármore é enquadrada pelo jogo, marcando o espaço na perspectiva vista no hall de entrada. Peças individuais de mármore, apoiadas por pequenas hastes metálicas, parecem soltas uma da outra, dando leveza a uma escada de materialidade tão pesada.
A escada leva ao segundo andar do edifício, onde a madeira, que antes aparecia somente no forro, ganha mais presença. Piso, faixas de revestimento nas paredes e painéis vazados nas aberturas, tudo em madeira, combinam-se à pedra que reveste as paredes e, agora, o teto.
Localização aproximada
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário