Clássicos da Arquitetura: L'Auditori / Rafael Moneo
Arquitetos: Rafael Moneo
Localização: Barcelona, Catalunha, Espanha
Arquiteto: Rafael Moneo
Referências: archinform
Ano: 1999
Fotografias: Flickr User: Francesc_2000
O concreto aparente marca a estrutura e enquadra os painéis de aço cortén. Com uma dimensão horizontal maior, os painéis levam a uma leitura horizontal do edifício, mesmo com a marcação vertical dos pilares.Localização: Barcelona, Catalunha, Espanha
Arquiteto: Rafael Moneo
Referências: archinform
Ano: 1999
Fotografias: Flickr User: Francesc_2000
Moduladas entre os pilares, as aberturas surgem na parte superior do bloco, próximas da cobertura, em concreto aparente. Os módulos, ora seguem a largura dos painéis, ora comprimento, ora preenchem todo o espaço entre pilares, ora se somam aos painéis, mas em nenhum momento quebram a malha vertical criado pela estrutura.
Somado a essa malha criada na fachada pelo concreto e painéis, o muro que recorre o limite do terreno, é construído também em concreto, em retângulos vazios que seguem a modulação presente na fachada.
Na entrada, a fachada é quebrada por uma abertura de pé-direito duplo que recebe uma marquise de concreto. Pilotis também de concreto armado aparente sustentam essa cobertura. Os mesmos pilotis estão presentes também no interior do edifício, juntos à escada.
Configurado como uma abertura nesse volume fechado, o átrio torna-se o espaço central do edifício separando os dois auditórios menores do auditório principal. Um vazio que ao fornecer luz natural para o nível de entrada, funciona como um respiro e espaço de articulação com os espaços de apresentações.
Além de quebrar a geometria rígida do edifício, o átrio traz uma nova materialidade. Painéis translúcidos que parecem seguir a mesma modulação dos painéis de cortén, mas que são justapostos por linhas que compõem um grafismo assimétrico.
No interior, o concreto aparente combina-se com um revestimento em madeira clara. O piso acompanha a materialidade do revestimento lateral, enquanto o teto recebe uma pintura branca.
Nos corredores, a materialidade do concreto extrapola a estrutura e aparece em linhas horizontais que criam uma retícula para os painéis de madeira. Focos de luz são dispostos nos módulos mais altos voltados para a madeira, criando um jogo de texturas. Nos auditórios, a madeira é a materialidade escolhida, estando presente no piso, paredes e forros.
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