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Clássicos
Clássicos da Arquitetura: Villa La Roche / Le Corbusier e Pierre Jeanneret
O edifício se materializa a partir de uma planta em L que configura um patio interior. O braço menor conforma a fachada da rua e abriga nada mais que uma galeria de arte de pé-direito duplo, situada sobre pilotis, onde se da o acesso principal à residência. O plano oposto à fachada da rua é curvo e abriga uma rampa que leva ao mezanino da galeria.
O volume residencial é uma barra linear, o braço maior do L. Abriga duas residências independentes, que configuram a fachada maior voltada ao patio, uma composição quase simétrica de portas e janelas.
Nessa fachada, estão as portas de serviço e os portões das garagens. Quatro janelas horizontais contínuas compõem o primeiro pavimento. No segundo, aparecem outras quatro janelas, porém quadradas e distanciadas. Na extremidade desse volume linear, sua largura se amplia para dar lugar a ambientes maiores, traduzidos à outra lógica de composição externa.
Cortes e aberturas direcionam o olhar e a apreensão do espaço: rampas, escadas e terraços, em junção com corte e avanços dos planos. O espaço é divido numa malha tridimensional onde a iluminação natural penetra facilmente.
O esquema policromático no interior do edifício –cinza escuro, azul e vermelho pálidos–, em contraposição com o exterior branco e os perfis negros das esquadrias, complementa o arranjo assimétrico e a configuração da obra.
O volume residencial é uma barra linear, o braço maior do L. Abriga duas residências independentes, que configuram a fachada maior voltada ao patio, uma composição quase simétrica de portas e janelas.
Nessa fachada, estão as portas de serviço e os portões das garagens. Quatro janelas horizontais contínuas compõem o primeiro pavimento. No segundo, aparecem outras quatro janelas, porém quadradas e distanciadas. Na extremidade desse volume linear, sua largura se amplia para dar lugar a ambientes maiores, traduzidos à outra lógica de composição externa.
Cortes e aberturas direcionam o olhar e a apreensão do espaço: rampas, escadas e terraços, em junção com corte e avanços dos planos. O espaço é divido numa malha tridimensional onde a iluminação natural penetra facilmente.
O esquema policromático no interior do edifício –cinza escuro, azul e vermelho pálidos–, em contraposição com o exterior branco e os perfis negros das esquadrias, complementa o arranjo assimétrico e a configuração da obra.
Localização aproximada
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
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