quinta-feira, 6 de junho de 2013

Clássicos da Arquitetura: Villa La Roche / Le Corbusier e Pierre Jeanneret | ArchDaily Brasil


Clássicos da Arquitetura: Villa La Roche / Le Corbusier e Pierre Jeanneret

O edifício se materializa a partir de uma planta em L que configura um patio interior. O braço menor conforma a fachada da rua e abriga nada mais que uma galeria de arte de pé-direito duplo, situada sobre pilotis, onde se da o acesso principal à residência. O plano oposto à fachada da rua é curvo e abriga uma rampa que leva ao mezanino da galeria.
Fundação Le Corbusier
Maquete
O volume residencial é uma barra linear, o braço maior do L. Abriga duas residências independentes, que configuram a fachada maior voltada ao patio, uma composição quase simétrica de portas e janelas.
© Fundação Le Corbusier
© Fundação Le Corbusier
Nessa fachada, estão as portas de serviço e os portões das garagens. Quatro janelas horizontais contínuas compõem o primeiro pavimento. No segundo, aparecem outras quatro janelas, porém quadradas e distanciadas. Na extremidade desse volume linear, sua largura se amplia para dar lugar a ambientes maiores, traduzidos à outra lógica de composição externa.
© Fundação Le Corbusier
Cortes e aberturas direcionam o olhar e a apreensão do espaço: rampas, escadas e terraços, em junção com corte e avanços dos planos. O espaço é divido numa malha tridimensional onde a iluminação natural penetra facilmente.
© Fundação Le Corbusier
O esquema policromático no interior do edifício –cinza escuro, azul e vermelho pálidos–, em contraposição com o exterior branco e os perfis negros das esquadrias, complementa o arranjo assimétrico e a configuração da obra.
© Steve Cadman

Ficha técnica:

Localização aproximada

Clássicos da Arquitetura: Villa La Roche / Le Corbusier e Pierre Jeanneret

Paris, França, Paris, França
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Citar: Fracalossi , Igor . "Clássicos da Arquitetura: Villa La Roche / Le Corbusier e Pierre Jeanneret" 05 Jun 2013. ArchDaily. Accessed 06 Jun 2013. <http://www.archdaily.com.br/115473>

Nenhum comentário:

Postar um comentário